O uso da história oral como instrumento de análise do habitus e da reprodução social no agreste: um estudo sobre os sitiantes do município de Queimadas (PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.15226

Palavras-chave:

História oral de vida. Habitus de classe. Reprodução Social.

Resumo

Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões sobre a história oral de vida como instrumento para analisar o habitus de classe (Bourdieu, 2005) e a reprodução social (Marx, 1959) do grupo dos sitiantes da região do Agreste, nas últimas décadas. Temos, como recorte inicial de pesquisa, os resultados obtidos no município de Queimadas, no entorno de Campina Grande, na Paraíba, usando a metodologia de história oral de vida (Meihy, 2005), através das transcrições das entrevistas livres com os agentes sociais. Observamos que esses atores sociais migraram da atividade do roçado no sítio para a atividade de produção domiciliar de confecções em geral, mantendo a mesma organização social do trabalho transladada do rural para o urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annahid Burnett, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

 Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (PPGDR/ UEPB/PNPD). E-mail: aburnett8@gmail.com.

Francisco Fagundes de Paiva Neto, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E-mail: chicofagundes@gmail.com.

Edmilson das Chagas Lira, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Sociologia.

Estagiário PIBIC do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional PPGDR/UEPB

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas.6. ed.São Paulo: Perspectiva, 2005.

BURNETT, Annahid. Vozes da Sulanca. Alemanha: Editora NEA, 2016.

CORREIA DE ANDRADE, Manuel. A terra e o homem no Nordeste: Contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FENELON, Dea Ribeiro. Caráter e Natureza do Sistema Colonial Português. São Paulo: HUCITEC, 1974.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – www.ibge.gov.br.

LOPES, José. Terra Tataguaçú: Retalhos da história de Queimadas.1. ed. Campina Grande: RHCG, 2015.

MARIZ, Celso. Evolução econômica da Paraíba. 2. ed. João Pessoa: A União Companhia Editora, 2007.

MARX, Karl. Le Capital– Critique de L’Économie Politique, Livre Premier, Le Dévelopment de La production Capitaliste,Traduction de Joseph Roy et entièrement revisée par l’auteur. Paris: Éditions Sociales, 1959.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

RILEY, Dylan. A teoria de classes de Pierre Bourdieu.Estudos Sociológicos. Araraquara v.24 n.46 p.181-210 jan.-jun. 2019.

SOBRINHO, Reinaldo de Oliveira. Anotações para a história da Paraíba.1. ed. Paraíba: Ideia, 2002.

TAVARES, V. C. A percepção dos agricultores rurais do município de Queimadas/ PB sobre a degradação do bioma Caatinga. Acta Geográfica, Boa Vista, v. 12, p. 74-89, 2018.

SOUZA, Mauricea Santina Soares. Trabalha comigo ou a família de casa ou a família da igreja.História Oral concedida em 2017.

TAVARES, Josefa Velez; SILVA, Gercino Deodoro da. Meu marido costura também, ele faz bolsa, faz tudo. História Oral concedida em 2017.

Downloads

Publicado

10-04-2023

Como Citar

Burnett, A., Fagundes de Paiva Neto, F., & Lira, E. das C. (2023). O uso da história oral como instrumento de análise do habitus e da reprodução social no agreste: um estudo sobre os sitiantes do município de Queimadas (PB). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(33), 197–215. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.15226