Educação Ambiental e Direitos da Natureza

Emergências e diálogos possíveis

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16348

Mots-clés :

Educação Ambiental Crítica, Ecopolítica, Direitos da Natureza

Résumé

O presente artigo situa-se no campo das abordagens de ecopolítica, no contexto latino-americano, de crítica à Educação e ao Direito Ambiental e, propõe uma aproximação da Educação com os Direitos da Natureza, cuja base situa-se no reconhecimento da natureza como sujeito de direitos e das sociedades do bem viver. O estudo caracteriza-se como um ensaio teórico hipotético-dedutivo com revisão bibliográfica e análise de dados através de normas jurídicas. Tem como objetivo central indagar se o reconhecimento dos Direitos da Natureza pode contribuir para a construção de propostas teóricas e práticas de uma Educação Ambiental Crítica.

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Biographie de l'auteur

Verônica Maria Bezerra Guimarães, Universidade Federal da Grande Dourados

Brasil. Professora Adjunta nos cursos de graduação e no mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (UnB).

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Publiée

2023-10-03

Comment citer

GUIMARÃES, V. M. B. Educação Ambiental e Direitos da Natureza: Emergências e diálogos possíveis. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023026, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.16348. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16348. Acesso em: 11 mai. 2024.

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