Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança

Autores

  • Eneida Oto Shiroma UFSC
  • Olinda Evangelista UFSC

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Hegemonia. Educação.

Resumo

Neste artigo, discutem-se algumas abordagens sobre governança e as contribuições gramscianas para compreender as mudanças na relação entre Estado e Sociedade Civil no contexto da “nova gestão pública”. A noção de “governança sem governo” secundarizou o papel do Estado, destacando a atuação de organizações do chamado “Terceiro Setor”. Argumenta-se que Estado e organizações da Sociedade Civil atuam juntos na governança constituindo redes de políticas públicas. As ações oriundas dessas articulações em nível global contribuíram para a harmonização dos interesses de governos, os Capitais nacional e internacional, tendo em vista instituírem novas formas de gerir o social. A necessidade de manutenção da hegemonia burguesa demanda a construção de uma sociabilidade capaz de assegurar a coesão social, desencadeando “mudanças substantivas nos padrões de governança” que repercutiram na reconversão da função social da escola. O desafio foi o de compreender e fazer frente às novas formas de organização encontradas pelo Capital para atualizar, segundo seus interesses, o sentido da Educação e da escola. O processo de construção de hegemonia supõe a organização de consensos e velamentos. Contraditoriamente, pensar a educação e a escola como espaços de velamento e desvelamento é uma possibilidade objetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Perry. Renovação. Revista Praga – Estudos marxistas. São Paulo, n.9, p.7-26, jun. 2000.

BALL, Stephen J. Education plc. Understanding private sector participation in public sector education. Abingdon, UK: Routledge, 2007.

______. New philanthropy, new networks and new governance in education. Political Studies, 56 (4), 2008. p. 747-765.

______. Global Education Inc. New policy networks and the neo-liberal imaginary. Oxford, UK: Routledge, 2012.

BEVIR, Mark; RHODES, Rod A. W. 2011. The Stateless State. In: The Sage handbook of governance, Ed. Mnome Bevir, p. 203-217. London, UK: Sage.

BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação 16, n.48, set./dez./2011. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a02.pdf. Acesso em: 02 jun. 2014.

CARROLL, William K.; CARSON, Colin. Neoliberalism, capitalist class formation and the global network of corporations and policy groups. In: PLEHWE, Dieter; WALPEN, Bernhard; NEUNHOFFER, Gisela. Neoliberal hegemony: a global critique. London, UK: Routledge, 2006.

CARVALHO, Maria do C. B. Gestão social: alguns apontamentos para o debate. In: Gestão social: uma questão em debate. RICO, E.; RAICHELIS, R., São Paulo: EDUC, IEE, p.19-29, 1999.

CARVALHO, Luis M. O espelho do perito. Vila Nova de Gaia, PT: Fundação Manuel Leão, 2011.

DAVIES, Jonathan S. Challenging governance theory: from networks to hegemony. Bristol, UK: Policy, 2011.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, SP: Cortez; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 1998.

EVANGELISTA, Olinda. Formação docente na América Latina e Caribe: a atuação da Rede Kipus. In: LARA, Angela M. B.; DEITOS, Roberto A. (Org.). Políticas educacionais: um exame de proposições e reformas educacionais. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2012, v. 1, p. 59-84.

EVANGELISTA, Olinda. Almas em disputa: reconversão do docente pela ressignificação da educação. Relatório de Pesquisa. Brasília, DF: CNPq; Florianópolis, SC: UFSC. 2010.

______. Política de formação docente no governo Lula (2002-2010). Relatório de Pesquisa. Florianópolis, SC: UFSC, 2014.

FEMIA, Joseph V. Gramsci's political thought: hegemony, consciousness, and the revolutionary process, Oxford, UK: Oxford University Press, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1987.

______. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2002.

HARVEY, David. A brief history of neoliberalism. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

JACOBI, Pedro R.; GÜNTHER, Wanda M. R. e GIATTI, Leandro L. Agenda 21 e Governança. São Paulo, Estudos Avançados 26 (74), 2012, p. 331-339.

JESSOP, Bob. Metagovernance. In: BNOMNE, Mark, (ed.) The Sage handbook of governance. BEVIR, M. (Ed.), London, UK: Sage, 2011. p. 203-217.

______. The capitalist state: Marxist theories and methods . Oxford, UK: Basil Blackwell, 1984.

LEHER, Roberto. Educação no governo Lula da Silva: a ruptura que não aconteceu. In: ____. Os anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003-2010. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2010, p. 369-412.

LIMA, Jorge Ávila de. Redes na educação: questões políticas e conceptuais. Revista Portuguesa de Educação, 2007, v.20, n.2, p.151-181.

MARQUES, Eduardo C. Redes sociais e poder no Estado brasileiro: aprendizados a partir das políticas urbanas. Anais do XXVIII Encontro da Anpocs. Caxambu, 2004.

MARSH, David. Comparing Policy Networks. Buckingham, UK: Open University Press, 1988.

MARTINS, André S. Sociabilidade Neoliberal. In: Isabel Brasil Pereira; LIMA, Júlio César França. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Editora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio- FIOCRUZ, 2009, p. 364-369.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo, SP: Boitempo, 2005

MUNDY, Karen; MURPHY, Lynn. Transnational Advocacy, Global Civil Society? Emerging Evidence from the Field of Education. Comparative Education Review, v. 45, n.1 (February 2001), p. 85-126. The University of Chicago Press, EUA.

NEVES, Lúcia M. W. et alli. Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo, SP: Xamã, 2010.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um Estado para a Sociedade Civil. In: RICO, Elizabeth de M. e RAICHELIS, Raquel (Org.) Gestão social: uma questão em debate. São Paulo, SP: EDUC; IEE, 1999, p. 69-90.

OREALC /UNESCO. Critérios e orientações para a elaboração de politicas docentes na região da América Latina e Caribe. Santiago: CEPPE-UC; OREALC /UNESCO 2011.

RHODES, Rod A. W. Understanding Governance: Policy Networks, Governance, Reflexivity and Accountability. Buckingham, UK: Open University Press, 1997.

RHODES, Rod A. W. Waves of governance. In: LEVI-FAUR, D. The Oxford Handbook of governance. Oxford, UK: Oxford University Press, 2012. p. 33-48.

RINNE, Risto; OZGA, Jenny. Europe and the global: The role of the OECD in education politics. In: Fabricating Quality in Education: Data and Governance in Europe. OZGA, J. (Ed.) et al. London, UK: Routledge, 2011.

OZGA, Jenny; RINNE, Risto. The OECD and the Global Re-regulation of Teachers‟ Work: knowledge based regulation tools and the regulation of teachers in Finland and England‟. In: LEVIN, John; SEDDON, Terri; OZGA Jenny (Ed.) The World Yearbook of Education. London, UK: Routledge, 2013.

ROBERTSON, Susan. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.17, n. 50 maio-agosto, 2012 p. 283-302.

ROSENAU, James. Governance, order and change in world Politics. In: JNOME. Rosenau; E-O, Czempiel, Enome(Ed.). Governance without Government: Order and Change in World Politics, Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1992. p.1-30.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Redes para reconversão docente. In: FIUZA, Alexandre Felipe; CONCEIÇÃO, Gilmar Henrique da. (Org.). Política, Educação e Cultura. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2008, v. 1, p. 33-54.

SHIROMA, Eneida Oto. Networks in action: new actors and practices in education policy in Brazil. Journal of Education Policy , v. 29, p. 323-348, 2014.

SHIROMA, Eneida Oto. Ações em Rede na Educação: contribuição dos estudos do trabalho para a análise de redes sociais. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas, SP: Alínea e Átomo, 2012, v. 1, p. 89-113.

SHIROMA, Eneida. Oto. Redes sociais e hegemonia: apontamentos para estudos de política educacional. In: AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; LARA, Ângela Mara de Barro. (Org.). Políticas para a educação: análises e apontamentos. Maringá, PR: EDUEM, 2011, v. 1, p. 15-38.

SHIROMA, Eneida Oto. Avaliação ‘ao longo da vida’: análise crítica das políticas de avaliação de professores e das implicações sobre a carreira docente. 2013. Relatório de pesquisa de pós-doutoramento. Universidade de Oxford, 2013.

SIMON, Roger. Gramsci´s political thought: an introduction. London, UK: Lawrence and Wishart, 1991.

SMOUTS, Marie-Claude. „The Proper Use of Governance in International Relations‟. International Social Science Journal, 155, March 1998, p. 81-89.

STIGLITZ, Joseph. Neoliberalismo em choque. O pós-consenso de Washington. 1998. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs12079804.htm. Acesso em: 8

mar. 2009.

WHITMAN, Jim. Palgrave advances in global governance. Basingstoke: Palgrave Macmillan. 2009.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 21–38, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4359. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ O PENSAMENTO DE GRAMSCI NA ATUALIDADE: FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.