Para compreender o livro didático como objeto de pesquisa

Autores

  • Elício Gomes Lima

Palavras-chave:

Livro didático. Produção do conhecimento. História.

Resumo

A produção do conhecimento acadêmico na relação sujeito-objeto implica compreender não só o papel do educador e do educando, mas também as dimensões interventivas que transversalizam o processo ensino-aprendizagem através de materiais didáticos e com outros conhecimentos provenientes dos meios onde os sujeitos elaboram e reelaboram seus saberes. Este artigo pode ser caracterizado como um diálogo preliminar com alguns autores, que oferecem subsídios quanto ao nosso objeto de estudo, a saber, olhares ou pistas para a compreensão de um quadro de análise sobre o livro didático. O presente trabalho foi desenvolvido numa perspectiva exploratória de caráter qualitativo, uma vez que, ao captar as múltiplas visões dos referenciais selecionados sobre o livro didático de história, recorre à problematizações pertinentes, indagações e encaminhamentos derivadas da dimensão procedimental própria dessa abordagem.

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Publicado

2012-02-05

Como Citar

LIMA, E. G. Para compreender o livro didático como objeto de pesquisa. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 4, p. p.143–155, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê