Música e ecologia acústica na formação de professores: cultura auditiva significativa e educação

Autores

  • Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari Universidade Nacional de Rosário - Argentina
  • Marisa Trench de Oliveira Fonterrada Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9052

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação. Educação musical.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a imanência da Música como área de conhecimento essencial no processo de formação de educadores. Partindo de uma visão colaborativa de pesquisa e dos recursos que apontam a Pesquisa Educacional Baseada em Arte, a A/r/tografia e a Etnosonia como método, desenvolve-se o percurso metodológico. O desenvolvimento de uma cultura auditiva significativa envolve Ecologia Acústica. A prática intercultural requer uma visão que envolve, no mínimo, a Sociologia e a Psicologia. Por sua vez, a Ecologia Acústica envolve Acústica, Psicologia, Sociologia e Música, e, portanto, foi tomada como caminho de encontro rumo à experiência intercultural na redescoberta da cultura auditiva significativa. Em ambientes de Ensino Superior alocados fora dos grandes centros urbanos, a rica diversidade cultural impõe aos educadores uma flexibilidade calcada na sensibilidade. Este estudo contribui para elucidar os alicerces que podem conduzir uma ação docente exitosa tomando-se a ecologia de saberes como paradigma qualitativo de formação em todos os níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Regulamento do Prodocência. Portaria 40 - de 03 de abril de 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria40-3abr13-RegulamentoProdocencia.pdf. Acesso em: 25/01/2018.

CAGE, John. Silence: lectures and writings. Wesleyan University Press of New England, Hannover, 1995.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Ciranda de sons: práticas criativas em Educação Musical. São Paulo: UNESP Digital, 2015.

MOLINARI, Paula. Etnosonia: em busca do método. In: _______. Música, educação e cultura: tecituras e tessituras no nordeste brasileiro. Campo Limpo Paulista: FACCAMP, 2016. Cap. 07, p. 141-163.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula [orgs]. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2013, 1,9 MB: epub.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo - uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Trad. Marisa T. Fonterrada. 2a. ed. São Paulo: UNESP, 2011a.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. 2a. ed. São Paulo: UNESP, 2011b.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

MOLINARI, P. M. A. de O.; FONTERRADA, M. T. de O. Música e ecologia acústica na formação de professores: cultura auditiva significativa e educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 177–184, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9052. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9052. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR