A produção da coletividade: olhares imbricados na produção da cotutela no PIBID-Química da UFPEL

Autores

  • Bruno dos Santos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio André Sangiogo Universidade Federal de Pelotas
  • Aurélia Valesca Soares de Azevedo
  • Karla dos Santos Terra
  • Sandriane Valadão Duarte
  • Alex Sandro de Castro Garrido
  • Thaine Brede Mota
  • Vanessa Lemos Guimarães
  • Vitória Schiavon
  • Tavane Rodrigues
  • Charlene de Paula
  • Letícia Leal Moreira
  • Jhonatas da Silva Nunes

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8061

Palavras-chave:

Cotutela. Formação de professores. Cooperação e colaboração. Ensino de Química.

Resumo

Este texto se propõe a compartilhar a experiência denominada de cotutela, desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do grupo de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Centrada numa aposta na coletividade e no trabalho colaborativo, trazemos aqui os diferentes olhares do grupo que estão imbricados no planejamento, desenvolvimento, realização e avaliação da proposta, articulando a ação de uma supervisora da área de Química da Escola Básica, dois coordenadores e um grupo que variou, durante os momentos aqui descritos, entre nove e doze discentes da Licenciatura em Química da UFPel. A partir do trabalho em cotutela, emergiram subsídios que reforçam os princípios do Programa, assim como também foram produzidos elementos que dão ênfase ao rompimento de uma solidão pedagógica e, destacadamente, a modificação das dinâmicas de sala de aula, trazendo uma interação colaborativa entre o grupo do PIBID e um protagonismo maior dos estudantes da Escola Básica ao sentirem-se mais acolhidos por um grupo de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPES (Brasil). Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2017. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 20 abr. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAVIOLI, Aparecida de Fátima. Um olhar sobre o currículo de formação de professores: transformando atitudes em prática docente de inclusão. Revista da UNESC/CACOAL/RO, Ano 2, n. 4, 2005.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 9.ed. Porto Alegre. Mediação. 2014.

ISAIA, Silvia; BOLZAN, Dóris; GIORDANI, Estela. Movimentos construtivos da docência superior: delineando possíveis ciclos de vida profissional docente. In: 30ª Reunião Anual da ANPED. Anais... Caxambu, MG, 2007.

ISAIA, Silvia; BOLZAN, Dóris. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Revista Linhas Críticas, v.14, n.26, p.43-58, 2008.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p.20-28, 2002.

MALDANER, Otavio. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, v. 22, n.2, 1999.

MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PASTORIZA, Bruno dos Santos. Educação Química em discurso, ou sobre um modo de olhar para a prática da Educação Química. 2015. 374 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SANGIOGO, Fabio; AZEVEDO, Aurélia; PASTORIZA, Bruno. A cotutela na formação de pibidianos da área da Química da UFPEL: olhares da supervisão e coordenação do subprojeto. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBIDPUCPR. Anais... Curitiba: PUCRS, 2016.

SANTIAGO, Maria Eliete; NETO, José Batista. Formação de professores em Paulo Freire: uma filosofia como jeito de ser-estar e fazer pedagógicos. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.3, dez., 2011, p. 1-19.

WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede – oportunidades formativas na escola e fora dela. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

PASTORIZA, B. dos S.; SANGIOGO, F. A.; AZEVEDO, A. V. S. de; TERRA, K. dos S.; DUARTE, S. V.; GARRIDO, A. S. de C.; MOTA, T. B.; GUIMARÃES, V. L.; SCHIAVON, V.; RODRIGUES, T.; PAULA, C. de; MOREIRA, L. L.; NUNES, J. da S. A produção da coletividade: olhares imbricados na produção da cotutela no PIBID-Química da UFPEL. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 73–87, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.8061. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/8061. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA