Os saberes pedagógicos da estatística na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Elvys Wagner Ferreira da Silva
  • Elizabeth Gomes Souza

Palavras-chave:

Saberes Docentes. Educação Estatística. Saberes Pedagógicos da Estatística.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados na formação de professores dos anos iniciais relativos à Estatística. A literatura de saberes docentes à luz de Lees Shulman, Clermont Gauthier e Maurice Tardif em consonância com as leituras voltadas à Educação Estatística para fins deste estudo, possibilitou analisar que Saberes Pedagógicos da Estatística são mobilizados no campo formativo e repercutem na prática docente de futuros professores dos anos iniciais. O estudo contou com a participação de 29 licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens/UFPA. O campo de pesquisa é constituído por dois contextos, a sala de aula do curso de formação inicial e a sala de aula dos anos iniciais. O material analítico foi constituído por transcrições das atividades desenvolvidas no processo formativo concernente a áudios e vídeos. Os Saberes Pedagógicos da Estatística discutidos na investigação foram pautados na prática profissional do professor ao ensinarem Estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATANERO, C. e DIAZ, C. Training teachers to teach statistics: What can we learn from research? Statistique et Enseignement, vol. 1, nº. 1, pp. 5-20, 2010.

CAMPOS, C. R. et. al. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CAZORLA, I. M. O Ensino de Estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. http://www.sbem.com.br/gt_12/arquivos/cazorla.htm. Acessado: 28/07/15.

CURCIO, F. R. Comprehension of mathematical relationship expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics, v. 18, n. 5, p. 382-393, 1987.

GAUTHIER, C. e. al. Por uma teoria Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GONÇALVES, T. O. GONÇALVES, T. V. O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, C., FIORENTINI. D. e PEREIRA, E. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras/ALB, 1998.

GOUVÊA, J. dos S. V. O ensino de Estatística nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas municipais na cidade de Boa Vista-RR Dissertação (Mestrado). Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, 2011.

GUIMARÃES, G. Refletindo sobre a Educação Estatística na sala de aula. In: GUIMARÃES, G.; BORBA, R. (orgs.). Reflexões sobre o Ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização. Recife: SBEM, 2009.

KATAOKA, V. Y. et al. A educação estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, México, v. 14, n.2, p.233-263, jul. 2011.

LOPES, C. E. Os desafios para educação estatística no Currículo de Matemática. In: LOPES, Celi Espassandi; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag. Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

__________. A probabilidade no ensino fundamental: uma análise curricular. Dissertação. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 1998.

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação. v. 29, n.2, p. 17-32, 2004.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

SILVA, E. W. F. da; SOUZA, E. G. Os saberes pedagógicos da estatística na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 97–113, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5789. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL