Ciência e políticas: análise do programa Ciência Sem Fronteiras a partir da perspectiva Gramsciana

Autores

  • Cezar Luiz de Mari UFV
  • Lara Carlette Thieng UFV

Palavras-chave:

Ciência. Gramsci. Política Pública.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de ciência a partir do pensamento gramsciano e tem como enfoque analítico o Programa Ciências Sem Fronteiras -CsF-(2001-2014). Partimos do entendimento que tal programa traz consigo os ideários postos sobre a ciência ao longo dos tempos e se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do Ensino Superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio históricas dos países centrais e periféricos. Neste sentido, em um primeiro momento, trabalhamos com a noção de ciência em Gramsci e, em um segundo momento, analisamos o documento oficial de implementação do CsF do ponto de vista dos objetivos e da concepção de científica proposta. Consideramos que tal programa se apresenta como tendência geral da política de internacionalização, podendo levantar novas perspectivas de ordem pragmática no reforço de alguns setores produtivos, sem garantir, com isso, um diferencial significativo para o campo do trabalho ou para a ampliação de novos campos de conhecimento, além de indicar um reforço de ideologização científica, sem o acompanhamento de uma leitura ampliada de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRIGHI, G. A Ilusão do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. Programa Ciências sem Fronteiras. Disponível em:

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf, 2011. Acesso em: 6 mar. 2012.

CHAUÍ, M. A universidade operacional. Folha de S. Paulo, Mais! São Paulo, Domingo, 09 de maio de 1999.

______. A universidade em nova perspectiva. Conferência na sessão de abertura da 26ª Reunião Anual da ANPEd, Poços de Caldas, MG, em 5 de outubro de 2003.

DE MARI, C. L. “Sociedade do Conhecimento” e educação superior na década de 1990: O Banco Mundial e a produção do desejo irrealizável de Midas. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UFSC, Florianópolis – SC, 2006.

ROUSSEFF, D. Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, na cerimônia de regulamentação do programa Ciência sem Fronteiras e de anúncio de chamadas públicas para bolsas de estudo no exterior. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br. Acesso em: 18 dez. 2011.

DREIFUSS, R. A. 1964: a conquista do Estado. Petrópolis: Vozes, 1981.

FRIGOTTO, G. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 2010.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Introdução ao Estudo da Filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

______. Cadernos do cárcere: Os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo. v.2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

______. Cadernos do cárcere: Temas de cultura. Ação Católica. Americanismo e Fordismo. v.4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

THIENGO, L. C. As tendências internacionais e a universidade brasileira na primeira década dos anos 2000: ensino superior e produção de consenso. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/DPE/UFV, Viçosa, MG, 2013.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

DE MARI, C. L.; THIENG, L. C. Ciência e políticas: análise do programa Ciência Sem Fronteiras a partir da perspectiva Gramsciana. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 39–56, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4360. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ O PENSAMENTO DE GRAMSCI NA ATUALIDADE: FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE