Desafios na educação científica: Spore e a Teoria da evolução

Mirian Checa Romero, David Herrero, Ana Belén García-Varela, Héctor del Castillo, Natalia Monjelat, Patricia Gómez

Resumo


Neste artigo analisamos o papel de um videogame como recurso educativo para aprender e desenvolver o raciocínio científico em uma aula de ciências. O objetivo é criar ambientes que permitam conectar o contexto escolar com o cotidiano, e vice-versa, a partir de atividades que por sua vez, motivem os alunos. No plano metodológico temos trabalhado a partir de uma perspectiva etnográfica nas classes de um Instituto de Educação Secundária com um grupo de 22 estudantes do último ano (15-17 anos). Utilizamos o videogame Spore na disciplina de Biologia, para trabalhar conteúdos relacionados com a teoria da evolução. A partir da experiência desenvolvida, mostramos como o videogame Spore permite desenvolver habilidades de pensamento relacionadas com a análise, evolução e crítica dos conteúdos da disciplina de Biologia, possibilitando que o aluno desenvolva sua própria perspectiva, alcançando maturidade crítica, enquanto desenvolvem competências relacionadas com a capacidade de gerenciar informações ativamente, tirar conclusões e resolver problemas de forma criativa. Em todo este processo é chave o papel da professora, já que gera contextos de aprendizagem orientando os estudantes em seu processo de reflexão.

Palavras-chave


Videogame. Spore. Pensamento crítico. Aprendizagem e ensino de Ciências.

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