Prática de leitura nos materiais didáticos para formação de professores em serviço

Mônica Fátima Valenzi Mendes, Alda Junqueira Marin

Resumo


Este artigo apresenta alguns dados de um projeto de pesquisa em andamento como parte de um projeto temático com vários subprojetos sobre novos modelos de formação de professores em serviço, procurando compreender uma ação política educacional estadual. O projeto aqui focalizado toma o material didático do Programa de Educação Continuada – Formação Universitária (PEC – FU). Caracteriza-se por pesquisa documental. Inicialmente situa-se essa modalidade de curso e do material seguida de características e dados relativos à Língua Portuguesa, especificamente sobre o tratamento dado à leitura para as séries iniciais do ensino fundamental, de modo a responder à pergunta: o que e como se veiculam os objetivos, conteúdos e metodologia para o ensino da leitura? Após a localização do material passou-se à coleta de informações por meio de protocolos de registro. Analisa-se a “apostila”, neste momento, como parte da materialidade dos dispositivos propostos, apresentando suas principais características e decompondo-se duas categorias de informação: conteúdos da leitura e tarefas propostas para desenvolvimento da leitura na sala de aula.

Palavras-chave


Formação de professores em serviço. Materiais didáticos. Leitura.

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