Tessituras das políticas de inclusão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12iesp.2.17403

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Superior, Políticas educacionais

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as ações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) referentes à inclusão de pessoas negras, indígenas, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, bem como as políticas de gestão, especialmente as relacionadas ao ensino e à pós-graduação, implantadas nos últimos anos. Para isso, utilizou-se de pesquisa documental para o registro dos dados coletados. Conclui-se que houve avanços nas políticas de acesso e permanência. Entretanto, é necessária uma maior dedicação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, bem como no enfrentamento de barreiras arquitetônicas, curriculares e atitudinais, para fortalecer práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrado Profissional em Educação na UEMS. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Educação na UEMS. Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

NERES, C. C.; CORDEIRO, M. J. de J. A. Tessituras das políticas de inclusão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.2, p. e023021, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12iesp.2.17403. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17403. Acesso em: 27 abr. 2024.

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