“Quando mais é menos”

Distorções na Lei de Cotas para acesso ao ensino superior em processos seletivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12iesp.2.17401

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Lei de Cotas, Ensino Superior, Inclusão

Resumo

Este artigo visa analisar a efetividade da Lei de Cotas no Ensino Superior, buscando identificar distorções em sua aplicação. A metodologia da pesquisa social abrangeu as seguintes etapas: busca pelas disposições finais da Lei de Cotas, utilizando legislações pertinentes; descrição dos resultados da Lei de Cotas no processo de ingresso, com o dimensionamento por meio dos editais e a oferta por processo seletivo em uma universidade federal; e análise da efetividade da legislação nas diferenças entre o total de vagas que deveriam ser oferecidas pela ampla concorrência e cotas, e o número real de vagas ofertadas e ocupadas pelos cotistas no contexto analisado. Os resultados obtidos apontam que a segmentação da oferta de vagas nos editais de processos seletivos restringe a efetividade da lei de cotas, uma vez que obriga os candidatos a concorrerem apenas em uma modalidade de vagas, impossibilitando-os de concorrerem em outras para as quais também possuem perfil. Pode-se concluir que o sistema de oferta de vagas pelo SISU, com suas complexidades técnicas e burocráticas, distorce a efetividade da lei de cotas, resultando em um número aparentemente maior de vagas destinadas às cotas, mas que na realidade representam menos oportunidades de concorrência. Essa situação configura um efeito perverso de exclusão em uma ação que deveria promover a inclusão educacional e social.

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Biografia do Autor

Alaerte Antonio Martelli Contini, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Direito (UFGD). Professor do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da FADIR/UFGD.

Reinaldo dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Sociologia (UFGD). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFGD.

Edicleia Lima de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFGD.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

CONTINI, A. A. M.; SANTOS, R. dos; OLIVEIRA, E. L. de. “Quando mais é menos”: Distorções na Lei de Cotas para acesso ao ensino superior em processos seletivos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.2, p. e023025, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12iesp.2.17401. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17401. Acesso em: 27 abr. 2024.