A pesquisa como princípio educativo na formação do professor para a docência na educação básica

Um estudo sobre a percepção dos acadêmicos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17132

Palavras-chave:

Pesquisa como princípio educativo, Formação docente, Acadêmicos de Pedagogia, Educação básica

Resumo

O artigo tem por intencionalidade analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia, acerca da importância da pesquisa como princípio educativo na formação do professor da educação básica. A pesquisa qualitativa foi efetivada por meio de estudo de caso e os dados empíricos foram coletados com a aplicação de questionário aplicados a 37 alunos do curso de Pedagogia ministrado na modalidade de Educação a Distância em uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste de Minas Gerais. A seleção da amostra estabeleceu como critério de inclusão as respostas que demonstram maior introjeção dos referenciais teóricos (DEMO, 2006); (FREIRE, 2009). Os resultados apontam que os acadêmicos de Pedagogia reconhecem a relevância da pesquisa na formação do professor como um instrumento para desenvolver a reflexão, criticidade, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação em sala de aula.

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Biografia do Autor

Vandeir José da Silva, Universidade de Évora

Doutorando em História.

 

Giselda Shirley da Silva, Universidade de Évora

Doutoranda em História.

Margareth Vetis Zaganelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular. Doutorado em Direito (UFMG).

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

SILVA, V. J. da; SILVA, G. S. da; ZAGANELLI, M. V. A pesquisa como princípio educativo na formação do professor para a docência na educação básica: Um estudo sobre a percepção dos acadêmicos de Pedagogia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023017, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17132. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17132. Acesso em: 30 abr. 2024.