A satisfação com o suporte social e sua importância no contexto do estágio supervisionado em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17110

Palavras-chave:

Estágio Supervionado, Acadêmicos, Suporte Social, Formação de Professores, Estresse

Resumo

O estágio supervisionado configura-se como o período de complexidade na formação superior por integrar novos desafios que desencadeiam um gradativo aumento na sensação de estresse no estudante. A satisfação com o suporte social é considerada como um fator de proteção e adaptação e, portanto, o presente artigo pretende avaliar a satisfação com o suporte social e analisar as variáveis sociodemográficas e académicas de estudantes em contexto de práticas na formação de professores. A amostra contou com 966 estagiários (476 Portugal e 490 Brasil) de 8 instituições de ensino superior. Se aplicou a “Escala de satisfação” com o suporte social de Pais Ribeiro (1999). Os resultados evidenciam que o suporte social com base na amizade e na intimidade são os mais utilizados e que a população portuguesa apresenta maior satisfação com o suporte social que os brasileiros. A satisfação com o suporte social e com os supervisores aumenta a satisfação com as práticas.  

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Biografia do Autor

Marcos Rabelo Procópio, Universidad de Castilla la Mancha

Docente del Departamento de Didácticas de Matemáticas. Doctorado y Posdoctorado en Educación (PUC-Goiás).

Leandra Vaz Fernandes Catalino Procópio, Universidad Autónoma de Madrid

Docente del Departamento de Pedagogía. Facultad de Formación del Profesorado y Educación. Doctorado en Educación y Posdoctorado en Psicología (UAM).

Anabela Maria de Sousa Pereira, Universidade de Évora

Catedrática del Departamento de Psicología. Directora del Programa Doctoral en Psicología. Doctorado y Posdoctorado en Educación (UH-Inglaterra).

Natalia Oliveira Ferraz, Centro de Empleo y Formación Profesional de Coimbra

Formadora e asesor/mediador de cursos y grupos de Educación y Formación de Adultos (EFA). Doctorado en Educación (Universidade de Coimbra - UA).

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

PROCÓPIO, M. R.; PROCÓPIO, L. V. F. C.; PEREIRA, A. M. de S.; FERRAZ, N. O. A satisfação com o suporte social e sua importância no contexto do estágio supervisionado em educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023016, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17110. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17110. Acesso em: 1 maio. 2024.