Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI

Um projeto a ser discutido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Formação de professores, Prática educativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater a importância do conhecimento sobre o Projeto Político Pedagógico na formação de professores no século XXI. Utiliza-se a metodologia qualitativa-etnográfica. Os dados empíricos foram coletados em uma turma do oitavo período do curso de Pedagogia de uma faculdade particular no Noroeste de Minas Gerais, durante as aulas da disciplina de Projetos Políticos Pedagógicos, ministradas pela professora responsável. Participaram deste estudo 33 alunos voluntários, identificados de 01 a 33. Eles realizaram leituras, participaram de debates e escreveram uma dissertação em resposta à pergunta: Qual é o meu projeto político pedagógico para ser um professor no século XXI? Foi explicado que suas respostas seriam utilizadas na elaboração deste trabalho, e eles concordaram prontamente em ceder seus textos. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados indicam uma boa assimilação dos conceitos discutidos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Edney Gomes Raminho, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda em Educação.

Maria Célia da Silva Gonçalves, Universidade de Évora

Pesquisadora Integrante (CIDEHUS-UE). Pós-doutorado em Educação (PUC-GO).

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada II. Pós-Doutorado em Educação (FE/USP).

Referências

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 27 abr. 2024.

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