O fechamento das escolas normais em Mato Grosso (1937–1947)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17108

Palavras-chave:

Formação docente, História da Educação, Educação Mato Grosso

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as representações construídas em relação ao ensino normal diante do fechamento das escolas normais em Mato Grosso, no período de 1937 a 1947. O recorte temporal selecionado deve-se ao encerramento das atividades da Escola Normal Pedro Celestino no final de 1937, bem como à retomada do ensino normal em 1947. Diante dessa situação, questiona-se como a extinção das escolas normais foi retratada nos documentos oficiais emitidos pela gestão estadual. O embasamento teórico para este estudo consiste no conceito de representações desenvolvido por Roger Chartier (1990), assim como na abordagem de Antônio Nóvoa (1995) sobre a profissionalização docente. Para a elaboração deste artigo, foram consultados os decretos e mensagens governamentais encontrados no Arquivo Público de Mato Grosso. As narrativas presentes nos documentos públicos buscavam retratar que a decisão de fechar a instituição de formação de professores proporcionaria um cenário propício para o desenvolvimento do ensino estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Pinheiro de Amorim, Secretaria de Educação de Mato Grosso

Professor de Educação Básica. Doutorado em Educação (UFGD). Pós-doutorado (UFMT).

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada. Doutorado em Educação (USP). Pós- doutoramento (UC-Portugal).

Referências

BITTAR, M. Dos campos grandes à capital dos ipês. Campo Grande, MS: Editora Alvorada, 2004.

BITTAR, M.; FERREIRA JR., A. De freguesia a capital: 100 anos de educação em Campo Grande. In: CUNHA, F. A. M. Campo Grande – 100 anos de construção. Campo Grande, MS: Matriz, 1999.

CARVALHO, M. M. C. Reformas da instrução pública. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CHARTIER, R. A história cultural: Entre práticas e representações. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

FIN, M. T. A apropriação das ideias escolanovistas no curso de formação de professores em Mato Grosso (1910-1937). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

MATO GROSSO. Decreto n. 266, de 3 de dezembro de 1910. Regulamento da Escola Normal. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 1910.

MATO GROSSO. Decreto n. 112, de 29 de dezembro de 1937. Incorpora a Escola Normal Pedro Celestino ao Liceu Cuiabano e dá outras providências. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 1937.

MATO GROSSO. Decreto n. 229, de 27 de dezembro de 1938. Cria o Liceu Campo-grandense e dá outras providências. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 1938.

MATO GROSSO. Decreto-Lei n. 834, de 31 de janeiro de 1947. Cria duas escolas normais, na capital do estado e em Campo Grande com as designações respectivamente de Escola Normal Pedro Celestino e Escola Normal Joaquim Murtinho. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 1947.

MATO GROSSO. Mensagem à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 1940.

MATO GROSSO. Relatório do movimento anual das Escolas Normal e modelo anexa. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 1911.

MATO GLROSSO. Rolo n. 061 planilha, microfilme cópia no Centro de Documentação Tekio Arandiu/NEPPI/UCDB. Relatório apresentado ao Exm.º Sr. Dr. Secretário Geral do Estado pelo professor Franklin Cassiano da Silva. Cuiabá, 29 de agosto de 1931.

NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

RODRIGUES, A. M. R. V. O movimento da Escola Nova no Sul de Mato Grosso: Uma análise das contribuições para a educação do estado na primeira metade do século XX. 2006. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2006.

RODRÍGUEZ, M. V.; OLIVEIRA, R. T. C. A Escola Normal no Sul do Estado de Mato Grosso (1930-1950). In: O. M. R. F. (org.). Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1796-2006): História, Historiografia, Instituições escolares e Fontes. Campo Grande: UFMS, 2009.

SILVA, E. F. S. P. Escola Normal de Cuiabá: História da formação de professores em Mato Grosso (1910-1916). Cuiabá: Central de Texto EdUFMT, 2006.

Publicado

2022-04-22

Como Citar

AMORIM, R. P. de; SÁ, E. F. de. O fechamento das escolas normais em Mato Grosso (1937–1947) . Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023013, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17108. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17108. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.