Políticas públicas para a educação escolar indígena e os desafios municipais da cidade de Dourados/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14464

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Dispositivos Legais. Educação Escolar Indígena

Resumo

As políticas públicas educacionais voltadas para os povos indígenas têm revelado significativos avanços desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual dispõe de Artigos específicos que garantem à educação escolar indígena o respeito a língua materna e ao modo próprio de aprender das comunidades. Nessa perspectiva, este artigo busca discutir as políticas públicas implementadas e voltadas para a educação escolar indígena tanto ao que tange o nível nacional, como o nível estadual e municipal, em especial no município de Dourados/MS, local onde encontra-se a segunda maior população indígena. Trata-se de um recorte da nossa Tese de Doutoramento, defendida no ano 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja metodologia pautou-se nos estudos Culturais e na etnografia educacional. O estudo aponta que mesmo com os avanços acerca das políticas públicas nacionais ainda há um grande desafio no campo municipal, pois suas políticas não contemplam as necessidades e especificidades da educação escolar dos indígenas de Dourados/MS. Esperamos que tal discussão contribua para que as políticas públicas locais sejam repensadas a fim de cumprir e ampliar as garantias legais já conquistadas nacionalmente pelos indígenas.

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Biografia do Autor

Ilma Regina Castro Saramago de Souza Saramago, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atuou como Professora contratada no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). E-mail: ilmasaramago@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5430-111

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). E-mail: mgbruno@uol.com.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1568-2185.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

SARAMAGO, I. R. C. S. de S.; BRUNO, M. M. G. Políticas públicas para a educação escolar indígena e os desafios municipais da cidade de Dourados/MS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 30, p. 242–255, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i30.14464. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/14464. Acesso em: 18 abr. 2024.