Políticas públicas para a educação escolar indígena e os desafios municipais da cidade de Dourados/MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14464Palavras-chave:
Políticas Públicas. Dispositivos Legais. Educação Escolar IndígenaResumo
As políticas públicas educacionais voltadas para os povos indígenas têm revelado significativos avanços desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual dispõe de Artigos específicos que garantem à educação escolar indígena o respeito a língua materna e ao modo próprio de aprender das comunidades. Nessa perspectiva, este artigo busca discutir as políticas públicas implementadas e voltadas para a educação escolar indígena tanto ao que tange o nível nacional, como o nível estadual e municipal, em especial no município de Dourados/MS, local onde encontra-se a segunda maior população indígena. Trata-se de um recorte da nossa Tese de Doutoramento, defendida no ano 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja metodologia pautou-se nos estudos Culturais e na etnografia educacional. O estudo aponta que mesmo com os avanços acerca das políticas públicas nacionais ainda há um grande desafio no campo municipal, pois suas políticas não contemplam as necessidades e especificidades da educação escolar dos indígenas de Dourados/MS. Esperamos que tal discussão contribua para que as políticas públicas locais sejam repensadas a fim de cumprir e ampliar as garantias legais já conquistadas nacionalmente pelos indígenas.
Downloads
Referências
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei no 13.005/2014. Câmara dos Deputados. Brasília,2014.
______. Resolução Nº 5, de 22 de junho de 2012.Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília:2012.
______. Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2010.Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília:2010.
______. Constituição Federal Brasileira de 1988. Constituição Da República Federativa do Brasil. 17º ed. Brasília: Centro de Documentação e Informação - Coordenação de Publicações,2001.
______. Plano Nacional de Educação. Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Câmara dos Deputados. Brasília,2001.
______. Resolução CEB Nº 3, de 10 de novembro 1999.Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília:1999.
______. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do desporto - Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC,1998.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, DF, n. 248, 23 de dez.1996.
______. Lei nº 16 de 12 de agosto de 1834. Presidência da República. Brasil,1834.
______. Constituição do Império do Brasil. Império do Brasil. Brasil, 1824.
CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural na América Latina: Tensões atuais. Trabalho apresentado no Congresso Iberoamericano de História da Educação na América Latina (CIHELA), realizado na UERJ, 2009.
CAMPO GRANDE. Deliberação CEE/MS no 10.647, de 28 de abril de 2015. Conselho Estadual de Educação/MS. Campo Grande/MS, 2015.
DOURADOS. Plano Municipal de Educação 2015-2025. Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS. Dourados/MS: SEMED, 2015.
LEIVAS, Paulo Gilberto Cogo; RIOS, Roger Raupp; SCHÄFER, Gilberto. Educação Escolar Indígena no Direito brasileiro: Do paradigma integracionista ao paradigma do direito a uma educação diferenciada. Revista da AJURIS. v. 41, n. 136, Dezembro 2014.
MELIÀ, Bartolomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Edições Loyola,1979.
RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Esboço de uma introdução ao estudo da língua Tupí. Revista Brasileira Linguística Antropológica. Volume 3, Número 1, Julho de 2011. p. 31-44.
SORDI, Adriana Rita. A constituição do sujeito indígena jovem Kaiowá e Terena: um estudo a partir da teoria da subjetividade. Tese (Doutorado em Psicologia). UCDB: Campo Grande, 2018. Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia. UCDB: Campo Grande, 2018.
SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de Souza. Práticas pedagógicas e diálogos interculturais no cotidiano da educação escolar indígena dos Guarani e Kaiowá em Dourados/MS.2019. 189 f. Tese (Doutorado em educação). Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados/MS, 2019.
______. Colonização, descolonização e relações de poder: Diálogos com a educação escolar indígena. REA |Nº 4| julio de 2017 - Dosier ‘Etnologia indígena’, p. 36-44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a permissão de compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
2 Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3 Os autores têm permissão e são estimulados a publicarem e distribuírem seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 The authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
2 Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3 Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1 La. Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2 Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3 Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita de lo publicado. trabajo (Ver El efecto del acceso abierto).