História e memória da luta pela escolarização no assentamento Chico Mendes/Arinos-MG: a narrativa do curral que virou escola
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14425Palavras-chave:
Educação do Campo, Memória e História Oral, Cultura e Território.Resumo
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as lutas pela escolarização das crianças do assentamento Chico Mendes, constante da zona rural do município de Arinos/MG. As narrativas de fundação e apropriação da escola pública como patrimônio da comunidade de assentados foram construídas com aportes teóricos da metodologia da História Oral. Da escola que funcionava em um curral à sua posterior apropriação pelo poder público, nossas reflexões e análises se estabeleceram no tocante ao histórico de luta e resistência contra as diretrizes estatais e pela consolidação de um projeto pedagógico de viés campesino. Ademais, analisamos a contraposição entre os silêncios percebidos na documentação escolar atual, e os conflitos e conquistas detalhados na memória dos fundadores da comunidade, os protagonistas da luta.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Educação e memória: velhos mestres de Minas Gerais (1924-1944). Tese de Doutorado. Universidade de Brasília. Departamento de História, Brasília, 2009.
BATISTA, Elza Cristiny Carneiro.Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm>. Acesso em 28 de ago. de 2016.
BELTRÃO, Jane Felipe & LOPES, Rhuan Carlos dos Santos. “Alteridade e consciência histórica: a história indígena em seus próprios termos” In: Beltrão, Jane Felipe; Lacerda, Paula Mendes (Orgs.). Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades. Rio de Janeiro: Mórula, 2017.
CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA; Mônica Castagna (Orgs). Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
CALDART, Roseli Salete. Sobre educação do campo. III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Luziânia, Goiás, 2012. Disponível em <http://web2.ufes.br/educacaodocampo/down/cdrom1/ii_03.html> Acesso em 19 de mar. de 2017.
D'AGOSTINI, Adriana. A importância e a necessidade da teoria para a construção da escola do MST. In.: VENDRAMINI, Célia Regina e MACHADO, Ilma Ferreira (orgs.) Escola e Movimento Social: experiências em curso no campo brasileiro. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
DALMAGRO, Sandra Luciana. A escola no contexto das lutas do MST. In.: VENDRAMINI, Célia Regina e MACHADO, Ilma Ferreira (orgs.) Escola e Movimento Social: experiências em curso no campo brasileiro. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Apresentação. In:FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
INCRA. Como é um assentamento. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/pt/assentamentos.html?id=223>. Acesso em: 24/07/ 2020)
MOREIRA, Gilvander Luís. A luta pela terra em contexto de injustiça agrária: pedagogia de emancipação humana? Experiências de luta da CPT e do MST.2017. Tese de Doutorado. UFMG. Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2017.
Pais proíbem que seus filhos assistam às aulas. Disponível em: Acesso em 01/08/2014.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
TURATTI. Maria Cecília Manzoli. Os filhos da lona preta: Identidade e cotidiano em acampamentos do MST. São Paulo: Alameda, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a permissão de compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
2 Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3 Os autores têm permissão e são estimulados a publicarem e distribuírem seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 The authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
2 Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3 Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1 La. Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2 Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3 Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita de lo publicado. trabajo (Ver El efecto del acceso abierto).