A implementação da audiodescrição do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13008

Palavras-chave:

Audiodescrição. Audiodescrição no Brasil. Audiodescritor.

Resumo

O texto organiza de forma especial, duas entrevistas com pioneiros e destacados profissionais de audiodescrição no Brasil. A audiodescrição foi inserida no Brasil no início dos anos 2000 e nos últimos vinte anos, se difundiu e foi reconhecida oficialmente. Na primeira parte do texto, os autores, como pesquisadores acadêmicos da audiodescrição, entrevistam Paulo Romeu, pessoa determinada e empenhada com as questões da inclusão social, e que, com sua coragem e impulsividade, teve uma participação efetiva na construção da Lei 10.098 (conhecida como lei da acessibilidade), que descreve o surgimento no Brasil da obrigatoriedade da audiodesrição como recurso de acessibilidade. A segunda parte do texto apresenta uma entrevista com Lívia Motta, uma das primeiras audiodescritoras do Brasil, com incessante atuação na utilização deste recurso de acessibilidade nos mais diferentes campos, como eventos oficiais, filmes, anúncios comerciais de televisão, peças teatrais, concertos, óperas, espetáculos de dança e de circo, shows, stand ups, musicais, eventos religiosos, casamentos, partos e outros. A entrevistada também é a formadora de muitos outros renomados audiodescritores brasileiros e, em sua entrevista, ela aponta as principais estratégias para o desenvolvimento prático deste recurso.

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Referências

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VER COM PALAVRAS VAI À ÓPERA: LA TRAVIATA: https://www.youtube.com/watch?v=HGlfiYvdC7Q

MANHÃ DE AFETO: https://www.youtube.com/watch?v=vb7QRybVlLM

CONCERTOS ACESSÍVEIS COM A OSESP NA SALA SÃO PAULO: https://www.youtube.com/watch?v=L_2GPJlaH2o&t=7s

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

SANTOS, R. dos; FERREIRA, E. L. A implementação da audiodescrição do Brasil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 28, p. 8–21, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i28.13008. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/13008. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”