Questões curriculares na era Vargas (1930-1945): o caso da Escola Étnica Japonesa Visconde de Cairu

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DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12644

Palavras-chave:

Currículo. Escola de japoneses. Governo Varguista.

Resumo

Este artigo problematiza questões curriculares da Era Vargas ao analisar as práticas curriculares da escola étnica Japonesa Visconde de Cairu, em Campo Grande, no sul de Mato Grosso. Focaliza o governo Vargas e as políticas educacionais que atingiram as propostas curriculares voltadas aos imigrantes japoneses, por meio da análise de decretos, entrevistas e livros da memorialística. Os resultados sinalizam que os Decretos-lei (1930-1945) promoveram a política nacionalista de Vargas, bem como prescreveram um currículo mínimo obrigatório de controle pedagógico nas escolas de cunho étnico. O nacionalismo impediu o funcionamento de escolas, proibiu o uso de materiais didáticos em língua estrangeira, restringiu a direção da escola a brasileiros natos e, consequentemente, inibiu a atuação dos imigrantes.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

AMAYA, S.; ASSIS, J. H. do V. P. Questões curriculares na era Vargas (1930-1945): o caso da Escola Étnica Japonesa Visconde de Cairu. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 141–153, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12644. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12644. Acesso em: 28 mar. 2024.