Monitoramento e avaliação nos Planos Municipais de Educação de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12643

Palavras-chave:

Planos Municipais de Educação. Monitoramento e Avaliação. São Paulo.

Resumo

Fruto de pesquisa de pós-doutoramento, o presente artigo teve como objetivo precípuo analisar se/como as ações atinentes ao monitoramento e avaliação estão previstas nos Planos Municipais de Educação (PMEs) de um grupo de municipalidades do estado de São Paulo. Metodologicamente, ancorado na abordagem qualitativa, valeu-se de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo revelou, inicialmente, que o processo de elaboração/aprovação dos PMEs mostrou-se exitoso ao atingir sua universalização na área geográfica investigada. Na sequência, evidenciou o lugar de destaque ocupado pelo monitoramento e avaliação no conjunto dos documentos perscrutados, com substancial protagonismo do Conselho Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação na condução compartilhada do concernente processo. Não obstante, a partir das fontes documentais reunidas e analisadas, também constatou-se que permanece ainda o desafio de se contemplar um maior envolvimento da sociedade e dos múltiplos canais representativos, a exemplo do Fórum Municipal de Educação, nas questões referentes ao planejamento e gestão da educação municipal, a fim de que esta possa plenamente alcançar a tão almejada gestão democrática e a qualidade social.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

MILITÃO, S. C. N.; ARANDA, M. A. de M. Monitoramento e avaliação nos Planos Municipais de Educação de São Paulo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 129–140, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12643. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12643. Acesso em: 20 abr. 2024.