Viagens escolares de crianças do campo: a construção da cultura de pares

Giana Amaral Yamin, Marisa de Fátima Lomba de Farias, Juliane Ferreira Vieira

Resumo


Este artigo analisa aspectos do cotidiano de viagens escolares em espaços do campo. Os dados são resultantes de investigações interinstitucionais desenvolvidas em assentamentos localizados no estado de Mato Grosso do Sul, coletados por meio da observação participante e, também, de depoimentos com crianças e do registro de imagens. O estudo, apoiado nos conceitos da Sociologia da Infância, desvenda os mecanismos de resistência criados pelas crianças do campo para minimizarem as dificuldades e enfrentarem o tempo de deslocamento morada-escola-morada durante as viagens realizadas no transporte escolar. A discussão revela que as crianças, mediante o brincar e outras linguagens, reconstroem suas posições sociais diante das regras impostas pelos adultos. Também aponta que os momentos de socialização, durante as viagens escola-morada-escola, desencadeiam a reconstrução de regras e de interações e colaboram para a construção social do que é ser um menino ou uma menina nos espaços do campo.


Palavras-chave


Crianças do Campo. Viagens Escolares. Cultura de Pares.

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DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12617

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