Apontamentos sobre conservadorismo e neoconservadorismo na educação venezuelana

Samuel Hilcías Carvajal Ruiz

Resumo


Abordar a influência de uma certa corrente de pensamento em um campo como a educação é uma tarefa complexa. Esse esforço se torna mais complexo quando o foco é ampliado e a intersecção de ideias, abordagens e práticas forjam para dar sentido a uma práxis que ocupa um período histórico importante e vasto. Ainda mais se esse objetivo estiver condicionado pelas limitações de um ensaio sobre uma realidade específica, neste caso como o venezuelano. Esse aviso não é um assunto menor, se alguém se aprofundar na impressão conservadora das concepções pedagógicas que prevaleceram na formação do ethos educacional venezuelano no curso de sua história. Agora, essa referência breve e rápida incorpora na análise sua "antítese", liberalismo político e econômico. Não apenas pela suposta dialética que eles mantêm em princípio, mas porque a configuração histórica dessa práxis política no país se baseia no trânsito situacional de grupos de poder de uma ou outra perspectiva ideológica. Portanto, dadas as advertências do caso, este artigo se propôs a refletir fortemente sobre alguns aspectos significativos que revelam a disputa histórica na educação nacional, para impressionar o sentido que favoreceu os interesses dos setores em conflito. Portanto, permitiu prefigurar aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais que governaram todos os momentos, vislumbrando características do neoconservadorismo em voga hoje.


Palavras-chave


Conservadorismo; Neoconservadorismo; Liberalismo; Educação; Processo histórico

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DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11905

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