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Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131

Palabras clave:

Comunicação síncrona/assíncrona, Educação a distância, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Resumen

A constante evolução das TIC possibilitou transformações significativas nas comunicações realizadas no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, incorporando novos recursos e ferramentas de interação. Com isto, esta pesquisa analisa a efetividade do uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, em que foi utilizado um questionário aplicado a 25 alunos em dois cursos do programa de EaD do IFPI. Foi feita uma análise estatística das respostas, obtendo-se alguns resultados: na visão do aluno, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada no desenvolvimento do curso, e o “Fórum” a ferramenta mais eficiente no processo de aprendizagem. O feedback dado pelo professor também foi observado.

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Biografía del autor/a

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, UFPI

Docente da UFPI

Raqueline Castro de Sousa Sampaio, IFPI

Docente do IPFI

Publicado

2024-03-08

Versiones

Cómo citar

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, & Raqueline Castro de Sousa Sampaio. (2024). Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 137–148. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131