Linguagem, afetividades e interações em sala de aula
Palavras-chave:
Linguagem. Afetividades. Interações. Ensino.Resumo
Neste artigo, analiso interações verbais de professores e alunos do Fundamental para construir uma reflexão acerca da constituição e funcionamento do discurso emoção nas interações em sala de aula. Defino como discurso de emoção as situações em que um dos interlocutores faz relatos dos estados afetivos visando responder a uma ação do praticada pelo outro. A base teórica deste estudo é derivada das concepções de sujeito e linguagem defendidas por Bakhtin (1976; 2003) e dos estudos desenvolvidos por Plantin (2003) sobre as emoções na linguagem.Downloads
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Publicado
01.03.2010
Como Citar
Barbosa, M. V. (2010). Linguagem, afetividades e interações em sala de aula. Raído, 3(6), 127–144. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/436
Edição
Seção
ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS
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