O desafio da Iconografia: um balanço historiográfico da caricatura a partir da Nova História

Autores/as

  • Rosildo Raimundo Brito Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9420

Palabras clave:

História. Nova História. Iconografia. Caricatura.

Resumen

Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre a apropriação da caricatura enquanto fonte para a historiografia, com ênfase na abordagem apresentada a partir da Nova História. Para tanto é apresentado um breve balanço acerca do percurso da documentação visual no domínio da História, destacando-se o lento e problemático trajeto de legitimação que caracterizou a inserção da iconografia satírico-humorística no universo da historiografia. O trabalho se pauta em registros pontuais apresentados por historiadores de temporalidades distintas e com importantes contribuições no campo da historiografia do humor gráfico, dentre os quais se destacam George Minois; E.H. Gombrich; Michel Vovelle; Marcos Silva e Ulpiano Meneses, tendo como principal objetivo, proporcionar uma maior compreensão em torno dos avanços e desafios que os estudos sobre a caricatura apresentaram e ainda apresentam para os historiadores da contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosildo Raimundo Brito, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Brito, R. R. (2018). O desafio da Iconografia: um balanço historiográfico da caricatura a partir da Nova História. Fronteiras, 20(36), 137–153. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9420

Número

Sección

DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II