Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão

A missão da Fronteiras: Revista de História é publicar artigos inéditos e de pesquisas originais da área de história e áreas afins, que façam um diálogo com o avanço da historiografia contemporânea. Divulgar práticas de pesquisas e resenhas críticas de livros.

Política Editorial

A Fronteiras tem por finalidade publicar e divulgar, preferencialmente, trabalhos inéditos da área de história e áreas afins, evitando sua apresentação simultânea em outro periódico.

Poderão ser aceitos para publicação: artigos, resenhas críticas, entrevistas e discussões historiográficas da atualidade.

O livro resenhado deverá ter sido publicado no máximo há três anos.

A Fronteiras publica textos de autores com titulação mínima de Mestre. Textos de Mestrandos poderão ser avaliados, desde que apresentados em co-autoria com autor que tenha o título mínimo exigido, a Revista não recomenda a publicação em co-autoria de orientando com orientador de pós-graduação que cursa.

Todo autor que tiver publicado pela Fronteiras pode eventualmente ser avaliador de artigos nas edições futuras, desde que tenho o título de doutor.

A revista Fronteiras publica dois números por ano.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos apresentados à revista Fronteiras serão avaliados por pares.

 

Os trabalhos submetidos à Revista Fronteiras passam, preliminarmente, por uma criteriosa avaliação formal dos editores-chefes para que apreciem a sujeição das orientações aos autores (como, por exemplo, resumo, abstract, número de páginas, fonte, obediência às normas da ABNT, vinculação às linhas editoriais, titulação dos autores e coautores, etc). Posteriormente, são submetidos a dois pareceristas ad hoc, de notório saber na área do trabalho, que proferirão a decisão de publicação. Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de double-blind peer review.

Caso haja pareceres conflitantes, o editor solicitará a análise de um terceiro parecerista.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Fronteiras é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

Periodicidade

A Fronteiras: Revista de História é publicada em formato on-line semestralmente.

O tempo máximo previsto entre o recebimento e a publicação dos artigos aprovados pela revista Fronteiras é de 24 semanas.

Fronteiras - Revista de História

A Fronteiras é uma revista do Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil. A revista tem o apoio institucional da Editora da UFGD.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos. 

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

A Fronteiras: Revista de História, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, ISSN eletrônico 2175-0742, assume como princípio as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos.

A revista publica somente conteúdo original. Os autores são responsáveis por verificar a inexistência de plágio, incluindo o autoplágio e publicação prévia.

Ao enviar o seu trabalho, o autor também concorda com os padrões do comportamento ético esperado, que seguem o COPE's - Comitê de Ética em Publicação.

Detecção anti-plágio

Software utilizado:

Sponsors

<!--[if gte mso 9]> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" Name="Light Shading Acce