Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau

Autores/as

  • Victor Callari Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9415

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos. Segunda Guerra Mundial. Memória. Historiografia.

Resumen

A série “Episodes From Auschwitz” publicada pela editora polonesa K & L Press em parceira com o Auschwitz-Birkenau State Museum consiste em uma série de quatro histórias em quadrinhos. A obra contou com a consulta e participação de historiadores e sobreviventes de Auschwitz durante sua confecção, e por esse motivo, reivindicou o status de “primeira HQ histórica” sobre Auschwitz. Esta pesquisa verifica os possíveis significados e limitações que a noção de “HQ histórica”, tal qual expressa pela série, pode carregar, a partir de uma análise das diferentes concepções de história que se manifestam na obra e das tensões entre os campos da história, da memória e do testemunho, elementos estruturantes das representações do passado construídos “na” e “pela” obra. O aporte teórico utilizado consiste na articulação da noção de representação, tal qual expressa pelo historiador francês Roger Chartier e a noção de documento-monumento do historiador Jacques Le Goff, com as reflexões acerca da Memória e do Testemunho presentes em autores como François Hartog e Paul Ricoeur.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Callari, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História e Historiografia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Callari, V. (2018). Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau. Fronteiras, 20(36), 38–51. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9415

Número

Sección

DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II