A garça em pleno voo: zonas de contato comunicativo do Polo Industrial de Manaus

Autores

  • Edilson Santos de Oliveira Duarte Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Wilson de Souza Nogueira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i33.6767

Palavras-chave:

Ecossistema comunicacional. Símbolo visual. Imaginário. Linguagem estética. Polo industrial de Manaus.

Resumo

A rede comunicacional do Polo Industrial de Manaus (PIM) encobre a real situação de insucesso social, tecnológico e ecológico do modelo. Chegamos a esse entendimento depois de investigar a ecossistêmica rede de articulação imaginária entre o símbolo visual do PIM (SV-PIM), a garça em pleno voo, com os públicos dos meios utilizados pela Suframa, a autarquia administradora dos incentivos fiscais do modelo. Se por um lado as sucessivas prorrogações do PIM revelam o seu fracasso como elemento alavancador de desenvolvimento regional, por outro a mídia esconde por trás da imagem de sucesso do modelo veiculada pelo SV-PIM que reafirma o conjunto de imaginários formado a partir da literatura dos primeiros viajantes, passando pelos religiosos, cientistas até aos inventados recentemente pelas tecnologias do imaginário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Santos de Oliveira Duarte, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Wilson de Souza Nogueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil (2013). Pesquisador em pós-doutoramento no PPGCCOM da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

Duarte, E. S. de O., & Nogueira, W. de S. (2017). A garça em pleno voo: zonas de contato comunicativo do Polo Industrial de Manaus. Fronteiras, 19(33), 109–130. https://doi.org/10.30612/frh.v19i33.6767

Edição

Seção

DOSSIÊ 11: MIGRAÇÕES E FRONTEIRAS AMAZÔNICAS