A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações na proposta curricular de ciências naturais do estado do Acre
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10684Palavras-chave:
BNCC. Ensino de Ciências. Orientação Curricular do Acre.Resumo
Desde a homologação da Base Nacional Comum Curricular, em 2017, as redes e sistemas de ensino têm se mobilizado na (re) elaboração de seus currículos para levar esse documento para as salas de aula. Assim, considerando a trajetória de cada estado, o presente artigo tem por objetivo tecer algumas considerações sobre a BNCC e suas implicações no processo de (re) formulação da Proposta Curricular de Ciências Naturais do estado do Acre, buscando discutir as divergências, os limites e possibilidades que a definição de uma BNCC apresenta para o ensino de Ciências , com vistas a contribuir com o debate em curso. Metodologicamente esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e utiliza a combinação das pesquisas bibliográfica e documental para dar destaque ao ensino de Ciências na BNCC - 3ª versão (BRASIL, 2017) e nos atuais cadernos de Orientação Curricular do estado do Acre (2009, 2010). As reflexões construídas ao longo da investigação revelaram que o Referencial Curricular do Acre foi (re)elaborado com a finalidade de se alinhar a BNCC, mas incorpora na sua estrutura itens que se propõem a favorecer uma compreensão mais precisa do que é pretendido; e na definição de conteúdo acrescenta aqueles que aprofundam a identidade acreana, buscando, assim, promover o conhecimento de aspectos importantes para a cultura e a história do Estado, ou seja, busca aprimorar o currículo, cuidando para que as características culturais, socioambientais e econômicas da sociedade acreana estejam contempladas.
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