Análise de livro didático e a prática pedagógica do professor que ensina Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8353

Palavras-chave:

Prática Pedagógica. Análise de Livro Didático. Educação Matemática. Currículo de Matemática.

Resumo

Neste artigo, evidenciamos o recorte de um projeto de pesquisa que teve por objetivo o estudo das contribuições da análise de livro didático para a prática pedagógica do professor que ensina Matemática. Em sua prática pedagógica, dentre outras ações, cabe ao professor conceber um tratamento adequado aos conteúdos matemáticos para que esses possam se tornar potencialmente significativos aos alunos. Porém, quais elementos teóricos estão à disposição do professor para selecionar e desenvolver o rol de conteúdos matemáticos? De que modo essa ação contribui para a sua prática pedagógica? Essas questões nos motivaram a analisar, pela perspectiva da Teoria Antropológica do Didático, como três livros didáticos abordam o conceito de Função para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e que elementos promovem a (re)construção da prática pedagógica do professor que ensina Matemática.

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Biografia do Autor

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Januario, G. (2018). Análise de livro didático e a prática pedagógica do professor que ensina Matemática. Horizontes - Revista De Educação, 6(11), 31–46. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8353

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo