Percepção das praticantes sobre os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre

Autores

  • Patrícia Cavalcante Rodrigues Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • John Lee Silva Pereira Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). http://orcid.org/0000-0002-0747-9478

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11162

Palavras-chave:

Atividade motora. Dança. Percepção.

Resumo

Pouco se discute sobre a dança do ventre na área da educação. Estudos envolvendo esta modalidade ressaltam importantes benefícios de sua prática, entretanto a literatura ainda é escassa. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de praticantes de dança do ventre sobre os benefícios físicos e psicológicos da modalidade. A pesquisa transversal quantitativa foi feita com 29 adultas praticantes de dança do ventre. As voluntárias preencheram um questionário composto por 7 questões sobre sua percepção acerca dos benefícios físicos e psicológicos da prática. Os resultados obtidos mostraram percepção positiva em 100% das praticantes. Segundo a percepção delas, os principais benefícios físicos advindos da prática da dança do ventre foram condicionamento físico, lazer e saúde. Em relação aos benefícios psicológicos, os mais citados foram melhoria na disposição, convívio social, sensualidade, redução da timidez e novas amizades.

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Biografia do Autor

Patrícia Cavalcante Rodrigues, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Graduação em Educação Física

John Lee Silva Pereira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Graduação em Educação Física

Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e da Graduação em Educação Física.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Rodrigues, P. C., Pereira, J. L. S., & Silva, N. C. de O. V. e. (2020). Percepção das praticantes sobre os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 265–278. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11162

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo