Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva

Autores/as

  • Ronaldo Gobbis Dolival Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maristela da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Nilce Léa Lobato Cristovão Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0001-8262-4826
  • Rômulo Pereira Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8521

Palabras clave:

Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.

Resumen

O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Gobbis Dolival, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase Psicologia Neuropsicologia Psicólogo; Dependências (Álcool e Drogas); Transtorno Depressivo; Transtorno Ansioso Depressivo; Transtorno Bipolar; Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Sindrome do Pânico; Sindrome de Burnout; Jogo Patológico (Vício em Jogos); Oniomania (Compulsão por Compras); Transtorno Borderline. Psicologia (Graduação); Conselheiro e Líder Comunitário na Prevenção ao Uso de Drogas. Língua Brasileira de Sinais (LÍBRAS);Psicologia Hospitalar; Psicologia Clínica;  Extensão Universitária ?Clínica Psicossocial: Modelos de Intervenção multidisciplinar em Saúde Mental? na Universidade Cruzeiro do Sul. Em andamento Especialização/Pós-Graduação NEUROPSICOLOGIA e 2ª Graduação em Pedagogia. 

Maristela da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Licencianda em Pedagogia na Universidade Cruzeiro do Sul.

Nilce Léa Lobato Cristovão, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Políticas Sociais: Universidade Cruzeiro do Sul, Projeto: Análise das Políticas de Educação de Jovens e Adultos: Direito à educação e questões sociais da região Norte do Brasil. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul e Profa da Pós-Graduação: Curso de Alfabetização e Letramento. Orientadora do Projeto de Iniciação à Docência do Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos (NUFEP). Coordenadora da Brinquedoteca do Campus Anália Franco, Coordenadora do Práticas Pedagógicas em Rede (P.P.R). Recebeu o Mérito Acadêmico por excelente Avaliação Docente obtida no ano de 2017 na Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalha com práticas Inclusivas na formação docente. Em 2010 concluiu o Projeto Histórias de Vidas de Pessoas não Alfabetizadas: a memória social da não escolarização (início-2007), com bolsa pelo CNPq. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Pesquisadora, organizadora de eventos, ministrou palestras e oficinas de formação a docente com a Metodologia da História Oral, no Programa de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Universidade Cruzeiro do S

Rômulo Pereira Nascimento, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É graduado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1992) e graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos (1985). Membro do Banco de Avaliadores de Cursos do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Membro do Banco de Avaliadores Cursos do BASIS/INEP/MEC/ conforme Portaria MEC nº 1.751, de 27/10/2006. Atualmente é professor titular III da Universidade Cruzeiro do Sul. 

Citas

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Diretrizes Nacionais da Educação Especial, na Educação Básica. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Resolução Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Básica, nº 2. Brasília, 2001.

BRASIL. Secretaria do Ministério à Educação. Legislação Federal Brasileira e a educação de alunos com deficiência. Disponível em <http://diversa.org.br/artigos/a-legislacao-federal-brasileira-e-a-educacao-de-alunos-com-deficiencia/>. Acesso 20/06/2018.

BUZAN, T.; BUZAN, B. The Mind Map. Editora Plume Books, Londres. Edição Reprint, 1996.

BUZAN, T. Mapas Mentais. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2009.

CODO, W.; MENEZES, I. M. O que é burnout ? Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ, Vozes. Brasília, 1999.

FERREIRA, J. R. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1ª. ed. 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. EGA, 1996.

FUENTES, D., Malloy, Diniz L.F, De Paula J.J, Sedó M, Leite WB. Neuropsicologia das funções executivas e da atenção. In: Fuentes D, Malloy-Diniz LF, Camargo CHP, Cosenza R, editors. Neuropsicologia: teoria e prática. 2nd edition. Porto Alegre: Artmed; 2014.

MARCONDES, M. A. S. Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações. EccoS – Revista científica, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2005.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar com a Internet. Disponível em:

<http://www.proinfo.mec.gov.br> Acesso em: 22 abril, 2018.

MEC, Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial. Catálogo de Publicações. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/> Acesso em 23 abril. 2018.

SADALLA, A. M. Com a palavra a professora: suas crenças, suas ações. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1997.

SEMETKO, H. SCAMMELL, M - The SAGE handbook of political communication. London. SAGE. 2012.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Publicado

2017-12-31

Cómo citar

Dolival, R. G., Silva, M. da, Cristovão, N. L. L., & Nascimento, R. P. (2017). Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva. Horizontes - Revista De Educação, 5(10), 182–194. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8521

Número

Sección

Educação Matemática