As concepções de criança nas pesquisas do grupo de trabalho 07: educação de crianças de 0 a 6 anos da ANPED

Autores/as

  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Alexandre José Krul Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.8336

Palabras clave:

Criança. Educação infantil. Pesquisa em educação.

Resumen

Esta pesquisa busca compreender as concepções de criança encontradas nas publicações do Grupo de Trabalho – GT 07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Trata-se de uma pesquisa documental e a análise dos dados ocorreu através da Análise Textual Discursiva (ATD), foi possível identificar 12 categorias referentes a criança. A categoria que teve mais recorrência de publicações: “Criança como sujeito histórico e de direitos”, com 58 artigos que abordam a criança dentro deste aspecto. Ao analisar os excertos percebe-se que as pesquisas envolvem a a luta pela ampliação das políticas públicas para a infância. Portanto, através desta pesquisa foi possível reconhecer nas análises realizadas que os conceitos de criança são construções que estão teorizadas por pesquisadores que buscam defender a Educação Infantil e as crianças como protagonistas.

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Biografía del autor/a

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Professora Doutora EBTT, da área de Pedagogia, nos cursos de Licenciatura.

Alexandre José Krul, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Filosofia.

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Publicado

2019-08-03

Cómo citar

Emmel, R., & Krul, A. J. (2019). As concepções de criança nas pesquisas do grupo de trabalho 07: educação de crianças de 0 a 6 anos da ANPED. Horizontes - Revista De Educação, 7(13), 193–209. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.8336

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo