Handebol na escola: uma análise do conhecimento de estudantes no Ensino Médio

Autores/as

  • Victor Hugo Cordeiro
  • Gustavo Levandoski

Palabras clave:

Educação Física. Handebol. Ensino Médio.

Resumen

O Handebol é uma modalidade esportiva coletiva que de acordo com a literatura, está entre os três esportes mais praticados no Brasil. Este estudo descritivo com delineamento não probabilístico teve por objetivo, analisar o nível de conhecimento do conteúdo esportivo Handebol na disciplina de Educação Física, através de um questionário contendo 10 questões fechadas a respeito das regras, sistemas táticos, atualidades e história. Participaram do estudo 283 alunos do ensino médio de escolas públicas das cidades de Mundo Novo e Dourados no estado de Mato Grosso do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial, através do teste U de Mann Whitney, adotando um p< 0,05. Os resultados indicaram que apenas 44,2% sabem qual o número de atletas que compõem a equipe; 87,3% sabem quantos passos caracteriza uma andada; 29,3% não sabem qual a distância do tiro de 7 metros; e 36,7% não sabem que o saque não é um fundamento do Handebol. Considera-se que o conhecimento dos participantes pesquisados neste estudo é insatisfatório, uma vez que estes estudantes estão concluindo o ciclo de vida estudantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-06-15

Cómo citar

Cordeiro, V. H., & Levandoski, G. (2017). Handebol na escola: uma análise do conhecimento de estudantes no Ensino Médio. Horizontes - Revista De Educação, 4(8), 33–42. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5750

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo