Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola

Autores/as

  • Daniela Cardoso Espinosa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento Infantil. Educação Infantil.

Resumen

O presente artigo faz uma análise das práticas e eventos de letramento no ambiente escolar. Diante disso este trabalho propõe-se a investigar quais são as práticas e os eventos de letramento vivenciados pelos pequenos na Educação Infantil, analisando como se constitui a alfabetização e o letramento nesta etapa da escolarização. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foram feitas observações em uma turma de crianças de Educação Infantil com o intuito de analisar as práticas e os eventos de alfabetização/letramento proposto pela professora e pelas próprias crianças dentro deste espaço. Concluiu-se que são poucas as práticas e as que se apresentam tem por objetivo alfabetizar as crianças e não fazer com que elas vivenciem práticas de uso da leitura e da escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Cardoso Espinosa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

2016-02-29

Cómo citar

Espinosa, D. C., & Silva, T. da. (2016). Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(5), 9–18. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3979

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo