Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola

Authors

  • Daniela Cardoso Espinosa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Keywords:

Alfabetização. Letramento Infantil. Educação Infantil.

Abstract

O presente artigo faz uma análise das práticas e eventos de letramento no ambiente escolar. Diante disso este trabalho propõe-se a investigar quais são as práticas e os eventos de letramento vivenciados pelos pequenos na Educação Infantil, analisando como se constitui a alfabetização e o letramento nesta etapa da escolarização. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foram feitas observações em uma turma de crianças de Educação Infantil com o intuito de analisar as práticas e os eventos de alfabetização/letramento proposto pela professora e pelas próprias crianças dentro deste espaço. Concluiu-se que são poucas as práticas e as que se apresentam tem por objetivo alfabetizar as crianças e não fazer com que elas vivenciem práticas de uso da leitura e da escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniela Cardoso Espinosa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Published

2016-02-29

How to Cite

Espinosa, D. C., & Silva, T. da. (2016). Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola. Horizontes - Revista De Educação, 3(5), 9–18. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3979

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo