Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas

Autores/as

  • Fatima Aparecida de Souza Francioli Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/FAFIPA - Campus de Paranavaí

Palabras clave:

Estágios da pré-escrita. Alfabetização. Luria.

Resumen

Neste artigo apresentamos alguns dados da educação no solo da Revolução Russa de 1917 que contribuíram para o surgimento da teoria histórico-cultural, liderada por Vigostski e desenvolvida por um grupo de pesquisadores russos. Luria, que fazia parte deste grupo, desenvolveu uma pesquisa de espantosa contemporaneidade sobre a escrita, apresentando os diversos estágios da pré-escrita que a criança assimila antes de entrar na escola, considerados fundamentais para a aquisição da linguagem escrita. Para melhor compreender os estágios apresentados por Luria, replicamos os experimentos com algumas crianças, observando pessoalmente os diversos estágios que ela percorre até chegar á escrita simbólica.

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Biografía del autor/a

Fatima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/FAFIPA - Campus de Paranavaí

Professora Adjunta do Departamento de Educação - curso de Pedagogia - área de Práticas de Ensino.

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Francioli, F. A. de S. (2013). Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas. Horizontes - Revista De Educação, 1(1), 73–85. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/1838

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo