Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial

Autores/as

  • Jucimara Rojas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Neidi Liziane Copetti da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Care Cristiane Hammes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palabras clave:

Alfabetização cartográfica. Geografia. Educação especial.

Resumen

A pesquisa discute sobre a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que está, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jucimara Rojas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós Doutora em Formação, Desenvolvimento e Ludicidade pela Universidade de Aveiro/ Portugal. Doutora em Educação pela PUC/SP. Mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP.  

Neidi Liziane Copetti da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Educação pela UFMS. Atua como professora na rede municipal de ensino de Campo Grande e na Educação a distância da UFMS.

Care Cristiane Hammes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação pela UFMS. Mestre em educação pela UNISINOS. Bolsista CAPPES. Atuou como professora dos cursos de Pedagogia. Geografia, Letras, Enfermagem, Física da UEMS.

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Rojas, J., Silva, N. L. C. da, & Hammes, C. C. (2013). Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial. Horizontes - Revista De Educação, 1(1), 9–24. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/1813

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo