O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10055

Palabras clave:

Políticas públicas. Planejamento educacional. Plano Municipal de Educação.

Resumen

Esse artigo apresenta o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar como se deu o processo de elaboração do PME; bem como os embates vivenciados durante o processo de formulação do documento. Essa pesquisa é parte do resultado de uma Dissertação de Mestrado, da Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A pesquisa está pautada em estudo qualitativo e pesquisa documental, foram consultadas bases de dados preparadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). O estudo do tema tem relevância social na medida em que pode oferecer significativas contribuições para a melhoria da qualidade da educação básica de Dourados, tendo como norte as metas e estratégias formuladas no PME.

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Biografía del autor/a

Flávia Paula Nogueira Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Pedagogia (UFGD) e Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. Docente efetiva da Rede Municipal de Dourados-MS.

 

 

Fábio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestre em História pela UNESP/Franca (1999), e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar (2011) e em História pela UNESP/Franca (1996). Atualmente está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao programa de pós graduação da mesma instituição. É coordenador do GT 05 da ANPED / CO - Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Região Centro Oeste. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE - UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF - UEMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE - UNICAMP). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Integral

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Aranda, F. P. N., & Perboni, F. (2019). O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS. Horizontes - Revista De Educação, 7(14), 216–228. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10055

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo