A concepção de gestão educacional e do Conselho Escolar no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Autores/as

  • Katielly Patricia de Mello
  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9989

Palabras clave:

educação básica, gestão democrática, conselho escolar.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compreender a concepção de gestão educacional democrática e do Conselho Escolar no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Isso por meio de levantamento bibliográfico e da pesquisa documental. Concluímos que a concepção de gestão educacional e do Conselho Escolar presente no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem como concepção de gestão a democrática consoante a apresentada na literatura educacional supramencionada, ou seja, a participação da comunidade escolar direta e indiretamente no espaço educacional em todas as ações e tomadas de decisão. Tanto a literatura educacional como o PNFCE apresentam os Conselhos Escolares como importantes instrumentos de democratização que possibilitam a participação da comunidade escolar, o diálogo, trabalho coletivo, a autonomia e a descentralização do poder.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katielly Patricia de Mello

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

possui graduação, especialização e mestrado em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora da Faculdade de Educação da UFGD, atuando na graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação.

Citas

ALVES, Andréia Vicência Vitor. Fortalecimento de Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. Dourados-MS: Editora da UFGD, 2014.

ALVES, Andréia Vicência Vitor. As formulações para a gestão da educação básica no estado de Mato Grosso do Sul em interseção com as ações da União (1988-2014). 2015. Tese ( Doutorado em Educação)- Departamento de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

BRASIL. Ministério da educação. Conselhos escolares. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32665-participacao-dos-pais-no-conselho-escolar> Acesso em 25 de Jun de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/ CEAD, 2004.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos conselhos escolares- Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasília-DF. 2004. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf> Acesso em 15 de Out. de 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica.. Programa Nacional de Fortalecimento dos conselhos escolares- Democratização da escola e construção da cidadania. Brasília-DF. 2004. Disponível em < portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf

> Acesso em 15 de Out. de 2018.

CURY, Carlos Jamil. Gestão democrática da educação: experiências e desafios. Revista brasileira de política e gestão da educação, ANPAE, São Bernardo do Campo, v.18, n. 2, p.163-174, jul./dez. 2002.

DAVIS, Cláudia... [et al]; Sofia Lerche Vieira. Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

LUCK, Heloísa... [et al.] A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 10.ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2012.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da Escola Pública. 3ª ed. São Paulo: Xamã,1995.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Conselhos Escolares: implicações na gestão da Escola Básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Mello, K. P. de, & Alves, A. V. V. (2019). A concepção de gestão educacional e do Conselho Escolar no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(14), 202–215. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9989

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo