Atenção à saúde de pessoas com síndrome de down na educação escolar: estudo de propostas para práticas corporais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9547

Palabras clave:

Síndrome de Down. Obesidade. Exercícios físicos.

Resumen

Este artigo objetivou analisar indicadores de obesidade geral e central em pessoas com síndrome de Down (PCSD), matriculadas em uma escola que atende na modalidade de educação especial e apresentar possíveis práticas corporais presentes na literatura. A amostra foi constituída por 23 pessoas de 2 a 49 anos, sendo 9 do sexo masculino e 14 do feminino. O IMC apresentou alteração em 52,37% e a cintura em 21,74%. O sexo feminino obteve 55,56% e o masculino 50% de excesso de peso, porém, a diferença não foi significativa. Na circunferência da cintura 28,57% e 11,11%, respectivamente sexo feminino e masculino, e também não houve significância. Como grande parte apresentou excesso de peso, a literatura mostra que exercícios resistidos proporcionam grande melhora na composição corporal de PCSD.

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Biografía del autor/a

João Paulo dos Passos-Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

Professor na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Mestre em Educação (UEM)

Carlos Alexandre Molena-Fernandes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (Portaria n°068/2017 - Reitoria/UNESPAR). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Especialização em Promoção à Saúde do Homem (2004), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Docente Adjunto B da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí). Atualmente é professor permanente no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Enfermagem) da Universidade Estadual de Maringá - UEM. 

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Publicado

2019-08-03

Cómo citar

Passos-Santos, J. P. dos, & Molena-Fernandes, C. A. (2019). Atenção à saúde de pessoas com síndrome de down na educação escolar: estudo de propostas para práticas corporais. Horizontes - Revista De Educação, 7(13), 172–192. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9547

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo