Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva

Autores/as

  • Ronaldo Gobbis Dolival Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maristela da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Nilce Léa Lobato Cristovão Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0001-8262-4826
  • Rômulo Pereira Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8521

Palabras clave:

Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.

Resumen

O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Gobbis Dolival, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase Psicologia Neuropsicologia Psicólogo; Dependências (Álcool e Drogas); Transtorno Depressivo; Transtorno Ansioso Depressivo; Transtorno Bipolar; Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Sindrome do Pânico; Sindrome de Burnout; Jogo Patológico (Vício em Jogos); Oniomania (Compulsão por Compras); Transtorno Borderline. Psicologia (Graduação); Conselheiro e Líder Comunitário na Prevenção ao Uso de Drogas. Língua Brasileira de Sinais (LÍBRAS);Psicologia Hospitalar; Psicologia Clínica;  Extensão Universitária ?Clínica Psicossocial: Modelos de Intervenção multidisciplinar em Saúde Mental? na Universidade Cruzeiro do Sul. Em andamento Especialização/Pós-Graduação NEUROPSICOLOGIA e 2ª Graduação em Pedagogia. 

Maristela da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Licencianda em Pedagogia na Universidade Cruzeiro do Sul.

Nilce Léa Lobato Cristovão, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Políticas Sociais: Universidade Cruzeiro do Sul, Projeto: Análise das Políticas de Educação de Jovens e Adultos: Direito à educação e questões sociais da região Norte do Brasil. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul e Profa da Pós-Graduação: Curso de Alfabetização e Letramento. Orientadora do Projeto de Iniciação à Docência do Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos (NUFEP). Coordenadora da Brinquedoteca do Campus Anália Franco, Coordenadora do Práticas Pedagógicas em Rede (P.P.R). Recebeu o Mérito Acadêmico por excelente Avaliação Docente obtida no ano de 2017 na Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalha com práticas Inclusivas na formação docente. Em 2010 concluiu o Projeto Histórias de Vidas de Pessoas não Alfabetizadas: a memória social da não escolarização (início-2007), com bolsa pelo CNPq. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Pesquisadora, organizadora de eventos, ministrou palestras e oficinas de formação a docente com a Metodologia da História Oral, no Programa de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Universidade Cruzeiro do S

Rômulo Pereira Nascimento, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É graduado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1992) e graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos (1985). Membro do Banco de Avaliadores de Cursos do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Membro do Banco de Avaliadores Cursos do BASIS/INEP/MEC/ conforme Portaria MEC nº 1.751, de 27/10/2006. Atualmente é professor titular III da Universidade Cruzeiro do Sul. 

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

Dolival, R. G., Silva, M. da, Cristovão, N. L. L., & Nascimento, R. P. (2017). Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(10), 182–194. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8521

Número

Sección

Educação Matemática