Times universitários na UFGD: diagnóstico do JUMS 2015 e suas possibilidades
Palabras clave:
Educação Física. Esporte universitário. JUMS. Bolsa-atleta.Resumen
Este estudo teve como objetivo compreender o fato da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) não manter times universitários. Mesmo levando-se em consideração que o esporte universitário vem crescendo no Brasil, e que a universidade conta com uma infraestrutura razoável e material humano minimamente necessário para a formação de equipes competitivas. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, baseada nos relatos dos alunos/atletas que jogaram na primeira participação da UFGD nos Jogos Universitários do Mato Grosso do Sul (JUMS), no ano de 2015. Foi realizado um questionário semiestruturado com dez acadêmicos em cinco modalidades representadas no JUMS 2015, e outro questionário respondido pelo coordenador de esporte da UFGD. Foram indicadas apreciações para a criação e manutenção de times universitários a partir desses questionários, no sentido de buscar uma melhor performance das representações das equipes nos anos subsequentes. Conclui-se com esta pesquisa que a UFGD não tem uma cultura no esporte universitário, e que este ocupa lugar secundário nas prioridades da universidade. Também, os alunos/atletas indicam que é preciso maior incentivo ao esporte da universidade, principalmente no que diz respeito a criação de uma bolsa-atleta na UFGD.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).