Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
Palabras clave:
Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.Resumen
Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).