Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas

Autores/as

  • Marta Coelho Castro Troquez Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palabras clave:

Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.

Resumen

Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes.

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Biografía del autor/a

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela UFMS (2012), linha de pesquisa Currículo, Cultura e Disciplinas Escolares; Mestre em História pela UFGD (2006), linha de pesquisa História Indígena; Especialista em Educação - Metodologia do Ensino Superior, pela UFMS, Campus de Dourados (2002); Especialista Ensino de Língua Portuguesa pela UNIGRAN (1994); formada em Letras habilitação Português-Inglês e demais literaturas pela UFMS, Campus de Dourados (1992). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Realiza pesquisas sobre currículo, infância e educação escolar indígena.

Publicado

2016-05-13

Cómo citar

Troquez, M. C. C. (2016). Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas. Horizontes - Revista De Educação, 2(4), 49–68. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/4849

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo