A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de Mato Grosso do Sul (2007-2013)

Autores/as

  • Andressa Gomes de Rezende Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.4680

Palabras clave:

Política Educacional. Gestão da Educação Básica. Gestão do sistema de ensino de Mato Grosso do Sul.

Resumen

O trabalho analisa como se configuram a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão do sistema de ensino materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se a substituição da gestão democrática por outra lógica de gestão pautada por objetivos em escala organizacional com vistas à Qualidade Total da educação. Assim, a SED/MS buscou se adequar ao modelo gerencial, que tem como base o princípio da eficiência, com ênfase nos resultados, mediante a operacionalização da proposta “Educação para o Sucesso”. Tal proposta alterou, por exemplo, os processos para o provimento de cargo de diretor da escola, à medida que institui sistemas avaliativos por meio de certificação ocupacional como instrumento de meritocracia e competição para a função de diretor das escolas estaduais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Gomes de Rezende Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente é doutoranda em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nas seguintes temáticas: Estado e política educacional, parceria público/privado, gestão educacional.

Publicado

2017-08-26

Cómo citar

Alves, A. G. de R. (2017). A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de Mato Grosso do Sul (2007-2013). Horizontes - Revista De Educação, 5(9), 39–50. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.4680

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo