Enturmação e autoconceito: um estudo de caso embasado na teoria da atribuição causal

Autores/as

  • Julia Calhau Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palabras clave:

Autoconceito. Psicologia social. Educação.

Resumen

Vários fatores que influenciam o fracasso escolar já foram estudados até o presente momento, como os sócio-econômicos, os familiares, os culturais, etc. Neste trabalho, no entanto, privilegia-se a abordagem psico-social deste problema, com base na Teoria da Atribuição Causal. Foram estudados alunos de sexta série de uma escola pública de Belo Horizonte, inseridos em duas diferentes turmas: uma predominantemente composta por alunos repetentes e outra composta por alunos com melhores rendimentos. A entumação, naquela escola, era feita baseada no rendimento dos estudantes. Questionários foram aplicados aos alunos. O número de satisfeitos com as respectivas turmas é bem menor na turma considerada ruim. Os alunos demonstram grande número de atribuições internas (inerentes aos próprios alunos) para sua enturmação, indicando autoconceito positivo na turma considerada melhor e negativo na turma pior. O sucesso e o fracasso dos alunos nesta escola, dessa forma podem ter sido influenciados por fatores atributivos.

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Biografía del autor/a

Julia Calhau, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Publicado

2017-01-17

Cómo citar

Calhau, J. (2017). Enturmação e autoconceito: um estudo de caso embasado na teoria da atribuição causal. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 137–152. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/4589

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo