EDUCAÇÃO, ESTADO E A DOMINAÇÃO MASCULINA

EM ESTUDO LEGISLAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA FEMININA (1942-1961)

Autores/as

Palabras clave:

Educação feminina, Educação secundária, Dominação masculina

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar e compreender a concepção de mulher e educação feminina presente nas legislações educacionais, em específico, nas Leis Orgânicas do Ensino Secundário (1942) e do Curso Normal (1946). Utiliza-se o aporte sociológico de Pierre Bourdieu, em interlocução com os estudos de Maria Eulina Pessoa de Carvalho. O recorte temporal selecionado corresponde ao marco legal da Reforma Gustavo Capanema (1942). Os resultados sinalizam que as legislações analisadas da educação secundária trazem uma concepção de mulher e de educação feminina atrelada aos trabalhos domésticos, além disso, há um discurso naturalizante ligado ao biológico do que se constitui ser uma mulher, e compreende-se que esses discursos estão ligados à estrutura de dominação simbólica masculina, que era perpetuado entre os diversos setores da sociedade, em específico: a escola e o estado.

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Biografía del autor/a

Cristian Lopez Gomes, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE). Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES). Email:cristiangomes2000@gmail.com

Heloise Vargas de Andrade, Prefeitura Municipal de Campo Grande

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE). Email: prof.heloisevargas@gmail.com

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Acesso em: 13 de jul. 2023.

Publicado

2025-09-07

Cómo citar

Gomes, C. L., & Andrade, H. V. de. (2025). EDUCAÇÃO, ESTADO E A DOMINAÇÃO MASCULINA: EM ESTUDO LEGISLAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA FEMININA (1942-1961). Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 92–108. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20614

Número

Sección

ARTIGOS