A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia

Autores/as

  • Juliana Campregher Pasqualini Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Nádia Mara Eidt Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

Relação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar.

Resumen

Sendo uma dimensão fundamental do processo educativo, a relação professor-aluno tem sido objeto de interpretações e proposições diversas. O presente artigo apresenta o olhar de cinco diferentes abordagens da psicologia acerca da relação professor-aluno, sendo elas: Humanista, Construtivista, Comportamental, Psicanalítica e Histórico-Cultural. São apresentados os princípios essenciais que caracterizam essas diferentes perspectivas sobre a relação entre professor e alunos, pontuando as diferentes implicações que decorrem dessas abordagens para a prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Campregher Pasqualini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Psicóloga, mestre e doutora em Educação Escolar, professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru.

Nádia Mara Eidt, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicóloga, mestre em Psicologia Escolar, doutora em Educação Escolar, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2012-09-27

Cómo citar

Pasqualini, J. C., & Eidt, N. M. (2012). A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 25–44. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/1834

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo