“Enseñanza de física y arte” y “enseñanza de física y danza”: estado del conocimiento realizado en plataformas nacionales desde 2000
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127Palabras clave:
Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física.Resumen
Este artículo presenta el estado de conocimiento realizado en plataformas nacionales en línea sobre la “enseñanza de la Física y el arte” y la “enseñanza de la Física y la danza”, identificando las expresiones artísticas utilizadas en el abordaje de conceptos de la Física en el aula, especialmente teatro, música y danza. Para ello, se investigó la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), el Simposio Nacional de Enseñanza de la Física (SNEF), el Encuentro Nacional de Investigación en Educación Científica (ENPEC), el Encuentro de Investigación en Educación Física (EPEF). ) y las revistas Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física y la Revista Brasileña de Educación Física, básicamente del año 2000. Sin embargo, solo el uso de la danza no fue identificado en ninguna de las Obras levantadas, lo que denota un carácter de originalidad a las investigaciones que involucran la "Enseñanza de la Física y la Danza", en nuestro país.Descargas
Citas
BORGES, R. M. Atividades físicas e dança na Educação Integral de Jornada Ampliada: práticas educativas que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrrado em Educação) ‒ Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Erechin/RS. 2017.
CARMO, R. S. B. Ambiente virtual de aprendizagem em ondas e acústica para auxiliar o processo ensino e aprendizagem da física no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) ‒ Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, São Carlos, 2013.
DIAS, A. M. M. Laboratórios de aprendizagem: novas estratégias de ensino para oficinas de astronomia e física. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) ‒ Universidade do Grande Rio-UGR, Duque de Caxias, 2012.
DINIZ, I. K. S. A dança no ensino médio: material didático apoiado pelas TIC. 2017. 358 f. Tese. (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista-UNESP. Rio Claro, 2017.
FRANCO, L. I. A. Um caminho para a dança na Educação Física escolar: dinâmicas pautadas nos pilares básicos da Educação/UNESCO. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Esporte e Exercício) ‒ Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM. Uberaba. 2015
LIMA, L. G.; CORALLO, M. V.; RICARDO, E.C. Professor, por que eu tenho que estudar Física? A Física e literatura como promotora de sentidos em processos argumentativos. XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – SNEF, 2017. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?user=lHH6rg4AAAAJ &hl=pt-BR. Acesso em: 10 jun. 2019.
MELCHERT, A. C. L. A descoberta da cultura velada e dos gestos vitais: um aprofundamento no eixo Inventário no Corpo do Método BPI (Bailarino Pesquisador-Intérprete). 2010. 371 f. Tese (Doutorado em Artes) ‒ Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas, 2010.
MESQUITA, M. O. A. L. Significações culturais e simbólicas do corpo do Balé Folclórico da Bahia: uma herança sagrada para a Educação Física. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) ‒ Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados. v. 32, n. 94, p. 73-80. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0103-40142018000300073. Acesso em: 10 jun. 2019
OLIVEIRA, A. A. Física e ficção científica: desvelando mitos culturais em uma educação para a liberdade. 2010. 238 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) ‒ Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 2010.
OLIVEIRA, L. M.; GOMES, L. Einstein e a relatividade entram em cena: diálogos sobre o teatro na escola e um ensino de Física criativo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 943-961, dez. 2016.
OLIVEIRA, R. M. A cultura do fandango no litoral do Paraná e suas relações entre trabalho, cultura popular e lazer na sociedade capitalista. 2005. 190 f. Dissertacão (Mestrado em Educação Física) ‒ Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Florianópolis, 2005.
PEREIRA, A. P. O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência. 2015. 273 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) ‒ Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
PRADO, L. A. G. Matemática, física e música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica para um ensino interdisciplinar. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 2010.
PUGLIESE, R. M. Consumindo a física na escola básica: a sociedade do espetáculo e as novas propostas curriculares. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação de Ciências) ‒ Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 2011.
ROCHA L.; MAGALHÃES JUNIOR C. A. O.; NEVES, M. C. D. Ciência e arte: possibilidades de diálogo entre a razão e a emoção. Valore, v. 3 (número especial), p. 312-321, 2018.
SANTOS, N. R. O. A presença do teatro no ensino de Física. 2004. 173 f. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Física) ‒ Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 2004.
SILVA, J. A. V. Banda sustentável: confecção de instrumentos musicais no ensino da acústica. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) ‒ Universidade Nacional de Brasília-UnB. Brasília, 2018
SILVA, J. F. C. O ensino de Física com as mãos: Libras, bilinguismo e inclusão. 2013. 220 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) ‒ Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
SILVA, P. C. C. O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação física escolar. 2009. Tese. 259 f. (Doutorado em Educação) ‒ Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Campinas, 2009.
SOARES, A. Educação física e família: construindo aproximações por meio da dança na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) ‒ Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Florianópolis, 2009.
SOUZA, P. H. Epistemologia e cultura no ensino de física: desvelando os conceitos de tempo e espaço. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Física) ‒ Universidade de São Paulo-USP. São Paulo, 2014.
ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49), p. 39-57, jan./abr. 2006.
ZANETIC, J. Física e Cultura: Ciência e Cultura. Campinas. v. 57, p. 21-24, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).